12 Mitos Sobre Decoração!

26/11/2015 10:12

Nada melhor do que ter o seu cantinho e aproveitar de maneira tranquila o aconchego do lar. Mas, para isso, é necessário que o ambiente seja agradável aos olhos e ao espírito do morador.

É nesse contexto que um fator faz total diferença: a decoração. Decorar ambientes é item decisivo para o bem-estar e sintonia do morador com a casa. Sabemos muito bem que todos os detalhes fazem a diferença e que o foco na decoração pode transformar algo simples em algo autêntico e belo.

Contudo, alguns mitos são muito comuns na hora da decoração. Vamos conferir e desmistificar alguns deles para que você consiga o melhor resultado possível na sua casa!

1. Nunca misture os estilos!

 

Falso. Falso. Falso. Quem disse que para ser bonito precisa ser igual? Na decoração essa máxima vem sendo contestada e mostra que o mix de estilos pode ser uma opção para quem quer um ambiente contemporâneo e chique. Mas não se esqueça: apesar da mistura, busque sempre um equilíbrio. Menos é mais.

Decoração de Cozinha vintage com ambiente moderno. Mix de decorações que deixaram o ambiente sempre lindo.


2. Siga sempre as regras da decoração. Não saia da linha!

 

Vamos ser sinceros? As pessoas que devem estar satisfeitas com o ambiente e com sua decoração são os próprios moradores. Portanto, não se prenda demais a regras e conceitos preestabelecidos. A decoração deve seguir mais a sua criatividade e menos as regras de outras pessoas.

Decoração de biblioteca moderna. Estantes cheias de livro e objetos decorativos. Continue lendo nossas dicas.


3. Fotos pessoais podem ajudar na decoração!

 

A verdade é que a casa só é um lar verdadeiro quando estabelece uma ligação profunda com seus moradores. Para isso, qualquer detalhe faz a diferença. Por que não expor fotos e lembranças das pessoas que são importantes na sua vida? Use fotografias. Elas darão um toque muito mais pessoal ao seu lar.

Foto dividida em duas. Na primeira, sofá branco com fotografias pessoas pregadas na parede. Na segunda, criança sentada em sofá com fotografias na parede.

 

4. Não utilize móveis grandes demais!

 

O correto é deixar o espaço respirar, ou seja, a escolha está muito mais relacionada à posição dos móveis, do que com o tamanho dos mesmos. Você pode utilizar um sofá ou uma cama maior, mas fique atento à posição e local que o móvel ocupará no cômodo.

Sofá grande mal posicionado em ambiente, deixando o espaço pequeno. Sofá na cor bege. Continue lendo nossas dicas.


5. As paredes brancas fazem os espaços aumentarem. Será?

As cores frias dão a impressão de o espaço ser maior, mas isso não significa que investir sempre no branco é uma coisa válida. O resultado pode ser o contrário, e o cômodo pode ficar bem chato. Por isso, ouse! Opte por cores que definam sua personalidade e tornem o ambiente mais aconchegante.

Sala de casa decorada com cores vibrantes. Objetos coloridos combinando com cores da parede e acessórios.


6. Misturar as cores é brega!

 

Sabe qual é a verdade? Brega é ficar sempre preso a regras e preceitos antiquados. Misturar as cores pode ser bem válido se o seu objetivo é tornar a casa alegre e original, sem perder o aconchego. Invista nas cores que você mais gosta e crie a decoração do ambiente do jeito que você deseja, sem ter medo!

Foto dividida em duas. Na primeira, ambiente decorado com cores alegres e vibrantes, fugindo do padrão. Na segunda, sala seguindo padrão de pintura branca.

7. Piso de madeira em cozinha não pode!

 

A ideia de que cozinhas e banheiros pedem apenas pisos frios pode estar bem equivocada. Apostar em um piso de madeira pode criar um espaço acolhedor e muito mais refinado. A dica é saber o tipo ideal de madeira e saber o lugar certo em que você irá aplicar.

Cozinha com piso de madeira. Bancada para cozinhar no centro e móveis na cor preta. Continue lendo!


8. Os móveis devem estar encostados na parede. Sempre!

 

Já percebemos que a palavra sempre não é muito bem-vinda em nosso vocabulário, não é mesmo? Saber o local correto de posicionar a mobília é parte fundamental da decoração. Dividir espaços com peças pode ser uma ótima opção para quem deseja fugir do convencional.

Decoração de ambiente com objetos dividindo espaços e bem posicionados. COntinue lendo nosso post!


9 - Decoradores são muito caros. Não compensa!

 

Sabe o que não compensa? Apostar e pagar para ver se a frase “O barato sai caro” é verdadeira. Ela é verdadeira, não tenha dúvidas. Se você precisar de ajuda, não hesite em procurar um profissional. Os decoradores podem ser ótimos profissionais que darão o toque final no seu design de interiores.

Esboço de decoração feito por designer de interiores. Continue lendo nosso post.


10 - Quanto mais luz, melhor!

 

Nem sempre. Poucos focos de luzes podem dar conta do recado e deixar o ambiente muito bonito. A dica é saber posicioná-los e escolher pontos estratégicos para colocar as lâmpadas e luminárias, assim como abordamos quando falamos sobre iluminação para apartamentos.

Iluminação de sala de estar. Pequenos feixes de luz usados para iluminar pontos estratégicos da decoração.


11 - Paredes escuras fazem o espaço ser pequeno!

 

Se você optar por uma parede com tom mais escuro, invista na iluminação, seja ela natural ou artificial. O que dá a sensação do espaço ser menor é o contraste, por isso tente suavizá-lo se a escolha for por cores mais escuras.

Ambiente com paredes em cores mais escuras (Marrom claro e escuro). Poltrona e mesinha contrastando com cor do ambiente para manter harmonia. Continue lendo!


12. Plantas e apartamento não combinam!

 

Se você ainda acredita nisso é porque não soube escolher a planta adequada ao seu apartamento. Espécies que não crescem muito, como os cactos e mini jabuticabeiras, podem transformar um espaço e garantir uma aparência mais agradável. Só não se esqueça de tomar os cuidados, como escolher locais arejados e com uma iluminação natural.

Decoração de Ambiente usando plantas. Sala de estar com decoração amena e plantas utilizadas para complementar.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: