8 Dicas para Limpar suas Cortinas!

19/11/2015 10:17

Não é de hoje que sabemos que a decoração de ambientes é peça fundamental em qualquer espaço. Ela pode influenciar diretamente no estado de espírito dos moradores e frequentadores de um lugar. Na hora da decoração, todo detalhe é importante e mostra-se necessário para um resultado satisfatório.

Algumas peças possuem uma utilidade extrema e tem a capacidade de agregar valor ao design local. As cortinas são um ótimo exemplo desse tipo de peça. Elas conseguem dar um charme e conferir aconchego e elegância a qualquer cômodo, desde os mais tradicionais, como salas e quartos, como falamos em um post sobre como deixar a casa mais clean, até os mais modernos, como as chamadas varandas gourmet.

Sua função, além de decorativa, está relacionada à capacidade de barrar o excesso de claridade, aumentando a proteção contra os efeitos da luz solar. Além disso, elas dão a sensação de privacidade ao ambiente onde são instaladas.

Contudo, é válido saber que elas merecem uma atenção especial quanto a sua limpeza. Manter as cortinas sempre em bom estado de conservação influencia diretamente no bem-estar e saúde do morador, já que o acúmulo de poeira, por exemplo, pode acarretar diversas complicações respiratórias.

Confira algumas dicas que criamos para você manter a aparência e a limpeza das cortinas sempre em dia!

1 - Observe atentamente o tipo de material
 

Etiqueta de cortina mostrando contra indicações de lavagem pra não deteriorar o produto. Tecido laranja.

Antes de iniciar a higienização da sua cortina, é importante verificar na etiqueta da mesma as composições de materiais e as formas de lavagem que podem ser feitas. Algumas cortinas não podem ser lavadas em casa, sendo necessário levá-las a uma lavanderia especializada. Observe ainda os materiais que compõem as peças e acessórios que vêm junto com a cortina.
 

2 - Periodicidade de Lavagem
 

Cozinha com decoração amena. Cortinas na cor branca com detalhes em marrom.

As cortinas devem ser lavadas de acordo com a necessidade e ambiente em que se encontram. Por exemplo, cortinas que ficam muito expostas à poeira, ou as que ficam na cozinha e retém aromas de fumaça e alimentos, devem ter uma regularidade maior na lavagem. Geralmente, o período ideal para higienização completa é de 15 em 15 dias, mas pode variar conforme as circunstâncias.
 

3 - Máquina de lavar?

Observe atentamente o tipo de tecido da cortina antes de colocá-la na máquina de lavar. O forro e os acessórios devem ser lavados à mão e nunca devemos utilizar secadoras ou máquinas. Para lavagem à mão, o indicado é o uso de esponja e sabão neutro.

Painel de máquina de lavar com todas as funções de lavagem. Continue acompanhando nossas dicas.


4 - Aspirador de pó

Uma dica válida é a utilização do aspirador de pó, que tem a função de retirar a poeira acumulada e de maior intensidade dos tecidos pesados. É uma solução mais prática e rápida de limpeza. Lembrando que o acumulo de ácaros podem prejudicar a saúde daqueles que são alergicos.

 Mão segurando aspirador portátil preto aspirando cortina branca. Continue lendo nossas dicas.


5 - Utilizar um vaporizador
 

Mulher utilizando vaporizador portátil para limpar sujeira da cortina. Continue lendo nossas dicas.

O uso do vaporizador é totalmente indicado para limpar aquelas cortinas que possuem tecidos muito pesados e difíceis de serem removidas dos trilhos ou lavados em máquinas de lavar tradicionais. Apesar de ser uma ótima solução para limpar sempre que precisar sem ter que mandar para um lugar especializado, não esqueã de tomar cuidado ao utilizar este tipo de equipamento para não danificar o tecido da cortina da sala, quarto ou cozinha.


6 - Produtos

Para realizar a limpeza é recomendado que você utilize água e sabão neutro, ou seja, produtos básicos e que não prejudicam os tecidos. Cortinas feitas de veludo, por exemplo, devem ser higienizadas com panos umedecidos em água morna, e tecidos como voal devem ser lavados com sabão líquido de coco. É importante observar que se o tecido for colorido, ele não deve ser misturado com outro na lavagem. Atente-se sempre à etiqueta da cortina.

Tecidos variados de cortinas em cores diversas. Continue conferindo nossas dicas para limpar suas cortinas.

 

7 - Limpando os acessórios

Os acessórios devem ser higienizados com o auxílio de aspirador de pó e panos úmidos. Uma dica para evitar a ferrugem em varões, ponteiras ou trilhos é utilizar uma mistura de água fervida e vinagre. Cortinas de teto, que são utilizadas em ambientes como jardins, podem ser higienizadas com água e sabão.

Varão de cortina feito em Metal na cor Bronze. Continue lendo nossas dicas para lavar sua cortina!!


8 - Secagem

Não utilize máquinas de lavar como secadoras pois além de danificar o tecido, a você pode estragar toda a beleza da sua cortina. A secagem deve ser realizada de forma tradicional e natural, à sombra ou até mesmo no deixando-a no próprio varão ou trilho, para que seque ao mesmo tempo que mantém o ambiente decorado. Caso você ache necessário, para auxiliar e acelerar a secagem da cortina, mantenha sua janela aberta, porém não esqueça que, ao mesmo tempo que ela seca mais rapidamente, pode acontecer dela sujar mais facilmente com a fuligem ou pó que vem da rua para casa.

Cortina vermelha secando em quarto decorado. Decoração amena e simples!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: