Cuidados durante a Gravidez – Parte 2

25/02/2016 17:54

Dando continuidade ao tema que abordamos na semana passada sobre os cuidados durante a gravidez, partilharemos com você, cuidados gerais da pele e hábitos a serem evitados. Serão aproximadamente nove meses de gestação e este período deve ser de conforto e um período agradável.

Cuidado redobrado com a higiene bucal

Devido ao aumento hormonal deste período, a mulher pode ficar mais suscetível a dores e cáries. Fique atenta e cuidado redobrado, as visitas ao dentista devem ser regulares, pelo menos a cada trimestre.

Nunca se esqueça de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir. Isso deve ser seguido ao pé da letra. Uma cárie pode virar uma dor de cabeça muito maior no futuro, já que durante a gravidez o uso de remédios é restrito. Analgésicos e antitérmicos devem ser suspensos. A escovação deve ser gentil para evitar sangramentos e machucados nas gengivas.

Mas se a cárie já apareceu além da visita ao dentista algumas medidas caseiras podem ser de utilidade para alívio temporário da dor: compressas geladas e bochechos.


Atenção com a sua pele

A pele da gestante merece atenção especial, diversos problemas podem surgir ocasionados por alergia, mudanças hormonais, entre outros.

- Pele seca ou oleosa?

No primeiro trimestre a pele costuma ficar mais oleosa, e isso pode favorecer o aparecimento de espinhas. Para cuidar da pele e evitar alergia, o ideal é usar apenas produtos hipoalergênicos e sem cheiro. Sabonete, shampoo e condicionador devem ser neutros. Lave o rosto com água morna ou fria pelo menos duas vezes por dia com sabonete sem odor e cheiro.

Depois do primeiro trimestre, acontece o efeito contrário: a pele fica ressecada. O incômodo pode ser grande e o aumento da tensão da pele pode favorecer o aparecimento de estrias.

A temperatura da água na hora do banho não deve ser muito quente e os hidratantes devem ser neutros com concentração de vitamina A e D. Abuse de óleos de rosa mosqueta e atente-se na dica do outro post, cuide da sua alimentação e mantenha-se dentro do peso.

- As temidas manchas

As manchas são comuns na gravidez, e atingem cerca de 90% das mulheres. Podem aparecer  em áreas do rosto e pescoço. E o culpado são os hormônios, mais uma vez. O excesso dos hormônios progesterona e estrogênio podem afetar a melanina e a pigmentação da pele.

Use protetor solar todos os dias, dentro de casa e na rua, e inclusive, nos dias de inverno. Abuse do uso de chapeus, óculos de sol e sombrinhas nos dias de muito calor. Os cuidados contra as manchas devem ser rigorosos, pois podem demorar até dois anos para desaparecer.

Confira o vídeo abaixo para ver quais os melhores métodos para cuidar da sua pele durante este período!
 


 

Hábitos a serem evitados

Sem Drogas, Álcool e.. Café!

O consumo de álcool, fumo e drogas deve ser evitado. Essas substâncias podem influenciar na formação do seu bebê, portanto, fique bem longe delas. Os maus hábitos podem favorecer um parto prematuro, má formação fetal e até o aborto espontâneo. As futuras mães que apresentarem um quadro de dependência de álcool ou drogas devem procurar ajuda especializada para evitar danos a saúde e do feto.

Evite alimentos a base de cafeína, isso inclui o café, chá preto, alguns chocolates e refrigerantes. De acordo com especialistas o consumo não deve ultrapassar 200 mg por dia (para se ter uma ideia, um copo americano de café coado pode conter de 95 mg a 200 mg de cafeína).

Segundo estudos, o consumo exagerado da cafeína poderia aumentar os riscos de má formação fetal e riscos de aborto espontâneo.


A lista de cuidados é extensa, e devem incluir ainda:

-Evitar o uso de sapatos de salto alto;

-Respeitar os limites de seu corpo;

-Beber muita água;

-Não fique sentada ou em pé durante longos períodos de tempo;

-Não tome medicamentos sem consultar um médico;

-Evite fazer viagens longas;

-Alongue-se e levante de maneira gradual da cama;

-Prefira as roupas 100% algodão;

-Tenha uma dieta equilibrada;

-Faça compressas de água quente;

-Use lingeries confortáveis e com boa sustentação;

-Movimente os pés enquanto estiver sentada;

-Atente-se a postura e sente-se reta e confortável;

Como pudemos perceber, a gravidez é um momento único na vida de uma mulher e deve ter seus hábitos e limites respeitados e ser acompanhada a cada fase. Realizar todos os exames necessários e manter os cuidados com a alimentação podem garantir a saúde do seu bebê e um parto seguro e bem sucedido, além de uma recuperação pós-parto muito mais rápida e tranquila. 

Confira o vídeo abaixo com mais algumas recomendações para você levar sua gestação 100% saudável até o último mês!

 

Veja Também!
 

Cuidados durante a gravidez – Parte 1

Dicas de como decorar o quarto do seu bebê!

Dicas para montar o enxoval do seu bebê!

Dicas para Montar Chá de Bebê

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: