Decoração de Ambiente com Plantas

21/01/2016 11:49

Decoração de Varanda Gourmet com plantas. Varanda com piso de madeira clara e escura com vasos.

Se antes as plantas eram utilizadas somente nos jardins, hoje, elas adentram outros espaços da casa e servem como adorno na decoração. Esta moda ganha cada vez mais adeptos, que recorrem às plantas e flores para mudar a decoração batida da parede da sala, da cozinha ou até mesmo dos banheiros. Além de decorar, as plantas trazem uma sensação de bem-estar.

Segundo pesquisas de universidades americanas, o contato com a vegetação melhora a saúde das pessoas e alivia o estresse. As plantas podem ser inseridas na decoração da sala de estar, como por exemplo, de diversas formas e em ambientes externos ou internos. É possível apenas dispor as plantas em vasos pela casa ou mesmo incrementar mais, com jardins suspensos, jardim de inverno, ou nas paredes, formando quadros vivos.

Esses jardins verticais acabam sendo quadros verdes, como se fossem quadros comuns, mas com vida, cheiro e cores. Outras plantas também podem ser utilizadas suspensas, inclusive de cabeça para baixo, o que traz uma inovação. Estes vasos invertidos também chamados de sky planter possuem uma redinha que faz com que a planta não escorregue, além de segurar a terra. A irrigação é feita por cima e a água não escorre, pois fica retida em um reservatório. Confira no vídeo!


Outra maneira muito bacana para inserir as plantas dentro das residências é o jardim de inverno. Neste local, você consegue criar um jardim com variedade, além de colocar bancos e até uma pequena cascatinha de água. O ambiente fica dentro de casa, mas o teto ou fica aberto ou se fecha com vidro.

Agora, quem quer ter um temperinho sempre à mão, pode cultivar uma horta vertical. Para preparar uma hortinha bastam algumas mudas ou sementes, além de vasinhos e plaquinhas para por o nome de cada erva. É importante saber que o local escolhido para a hortinha deve receber luz solar pelo menos cinco horas por dia.

Foto dividida em duas partes. Na primeira, mostrando samambaia em frente à pequena estande de livros. Na segunda parte, samambaia decorando sala de estar em frente a janela com cadeira logo abaixo e móvel localizado ao lado com abajour em cima.

São muitas as espécies que podem ser usadas e a maioria não requer grandes cuidados na manutenção. As samambaias, que já são muito comuns de serem encontradas dentro de casa, trazem o aspecto rústico, ao mesmo tempo em que alegram o ambiente. Elas podem ser utilizadas em vasos suspensos na sala ou até mesmo no banheiro.

No caso dos sky planters, as Orquídeas e os Gerânios são muito bem-vindos. Já para o jardim vertical, as espécies mais propícias são as Bromélias, Dinheiro em penca, Renda portuguesa, Peixinho e Columeia.

Estas plantas têm em comum o fato de não precisarem de muita luminosidade, já que dentro de casa a incidência do sol geralmente é baixa. Mas alguns detalhes devem ser percebidos, já que cada espécie precisa de uma quantidade de umidade. Assim, se você acaba esquecendo de regar as plantinhas, procure por espécies mais avessas à água, como por exemplo Cactos, Chifre-de-veado, Árvore da Felicidade, Espada de São Jorge, Pau D’Agua ou Suculentas.

As plantas devem ser colocadas o mais longe possível de ventiladores e ar-condicionados, pois o vento acaba por ressecar as folhas. Atenção também com plantas venenosas ao alcance de crianças e animais. E por fim, certifique-se sobre o tamanho que sua planta pode chegar antes de escolher o lugar para colocá-la. Lembre-se também de cuidados com o mosquito da dengue. Cuide bem de suas plantas para que elas não acumulem agua e ajudem na proliferação do inseto. 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: