Decoração: Papel de Parede ou Tecido?

14/12/2015 11:37

Papel de parede decorando a parede que divide dois ambientes. Papel de parede na cor rosa claro com desenhos.


Sua casa é seu templo. Por isso, é mais do que importante que você se sinta bem dentro de suas próprias paredes. Há tempos que damos dicas de decoração para apartamentos, dicas de iluminação, dicas de como deixar a casa mais aconchegante, para você deixar sua casa o mais próximo de como você sempre sonhou que ela fosse. O lar deve estar bonito, arrumado, aconchegante e, claro, refletindo seu estado de espírito. Por isso, é sempre bom manter este ambiente atualizado e de cara nova, para que suas energias estejam sempre numa vibração positiva.

Uma ótima saída para mudar a decoração é pensar nas paredes. Isso mesmo! As paredes, muitas vezes, passam despercebidas e, por anos a fio, permanecem sempre iguais. As mesmas cores, as mesmas texturas, a mesma aparência. Isso pode ser perfeitamente contornado se você aderir a uma tendência que tem estado muito em alta: papéis de parede ou tecidos de parede.

Mas, se você ainda tem dúvidas de qual escolha fazer, nós podemos te ajudar. Os tecidos e papéis de paredes podem ser encontrados no mercado em inúmeros modelos diferentes. As texturas e estampas são variadas para ambos os materiais, podendo dar muito mais vida aos cômodos de sua residência, de acordo com o clima que cada ambiente precisa. Sua sala de jantar pode aparentar ser maior, seu quarto mais confortável ou sua área externa mais divertida!

 Decoração com Papéis de Parede
 

Os papéis de parede começaram a ser produzidos e comercializados no Brasil em meados dos anos 60. Na época, foram considerados muito chiques, e hoje as coisas não são diferentes. Um dos maiores benefícios é a aplicação fácil, que pode ser feita por qualquer pessoa que tenha acompanhado tutoriais simples através da internet.

Este tipo de material cai muito bem numa sala de estar, com cores alegres ou estampas. As misturas de desenhos podem ser boas para animar o ambiente, desde que não criem confusões visuais. Outro bom exemplo é a aplicação em quartos de crianças, utilizando estampas de bichinhos ou personagens famosos, que os pequenos adoram.
 

Papel de parede usado para decorar sala de estar. Papel de parede com fundo creme e detalhes com silhueta de galhos, folhas e pássaros na cor azul.


O custo médio por rolo é de R$ 50, mas pode chegar a valer até R$ 600. Por mais que o preço pareça salgado, a relação de custo-benefício é inegavelmente positiva. O produto é vendido em rolos cujas larguras variam entre 50 cm e 1 m por 10 m de comprimento. Além disso, o quesito durabilidade é praticamente imbatível! Os papéis de parede podem chegar a durar de três a dez anos, dependendo do tipo de material selecionado e de sua aplicação.

A manutenção deve ser feita esporadicamente, evitando que algumas partes descolem da parede. Já a limpeza pode ser realizada com aspirador de pó, espanador ou panos secos ou úmidos, dependendo do tipo de papel. Confira aqui algumas decorações de ambientes Papéis de Parede.

Follow Seu Enxoval's board Decoração com Papel de Parede on Pinterest.


Tecidos para Parede
 

Os tecidos exigem aplicação um pouco mais trabalhosa, sendo necessário que as paredes estejam bastante lisas, limpas e sem infiltrações. Uma boa dica é evitar utilizar tecidos que não estiquem, como o linho, por exemplo. Se a sua intenção é dar textura à parede, opte por tecidos grossos, cuja resistência seja superior às manchas que podem ser causadas pela cola.

 Decoração de sala de estar com tecido na parede. Tecido com estampa de flores com cores vivas.


Apesar da linda aparência, alguns cuidados devem ser tomados. Os tecidos estragam facilmente quando expostos ao sol, portanto evite usá-los em ambientes externos, como quintais ou varandas gourmet. Além disso, cômodos úmidos também não são aconselháveis, como banheiros ou cozinhas, já que a água pode amolecer a cola e prejudicar o material. É bom dar preferência a tecidos laváveis para o quarto do casal, por exemplo, com estampas florais em tons pastéis. Cores claras e lisas são indicadas para a copa, dando a impressão de que o espaço é maior.

Quanto à relação de custo-benefício, alguns produtos chegam a ser até mais baratos do que os papéis de parede, mas a aplicação pode ser mais cara. Os tamanhos variam de 1,40 m a 2,80 m. A durabilidade é grande e a limpeza pode ser feita facilmente com aspirador de pó, espanador ou pano seco. Confira aqui alguns ambientes decorados com Tecidos de Parede.

Follow Seu Enxoval's board Tecidos de Parede on Pinterest.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: