Decoração para Salas Pequenas

24/12/2015 13:00

Quando decidimos decorar um ambiente, seja ele qual for, tomamos uma decisão de grandes proporções. Pode não parecer, mas a aparência do lugar influencia diretamente no estado de espirito das pessoas. Vamos fazer um teste? Olhe em volta. Observe todos os detalhes do cômodo onde você está e perceba desde as cores das paredes até o posicionamento dos móveis. Agora analise o quanto isso te traz bons ou maus sentimentos e sensações.

O ser humano é aquilo que traz consigo e o que consegue captar do que está em seu entorno. Portanto, a decoração é item importantíssimo, e algumas dicas podem ser seguidas para melhorar essa percepção. Para a decoração de alguns ambientes, é necessária uma preocupação maior. Como exemplo, temos as salas de estar. Sejamos sinceros: ela talvez seja o cômodo mais utilizado da casa, e é também o nosso cenário de boas-vindas.

Decoração de Sala de Estar moderna com cortina marrom aberta no fundo. Telefivão pedurada na parede e móveis nas cores claras.

Como a primeira impressão geralmente é a que fica, caprichar nesse local é uma importante dica. Agora, se a sua sala de estar é pequena e não tem um amplo espaço de circulação, vamos te ajudar a decorá-la para tornar esse cômodo o mais agradável e aconchegante possível!

A primeira dica para você começar a decorar a sala de estar, é analisar as proporções do ambiente. Defina o formato que a sala deve ter e tente deixar os móveis e objetos em lugares estratégicos, para que, além de não atrapalhar a circulação de pessoas, fiquem em completa harmonia com o restante da decoração do ambiente. A fase do planejamento é, sem dúvidas, a mais importante, pois pode definir todo o resto do projeto. Em salas pequenas, a velha máxima do “menos é mais” deve ser seguida a risca!

Dentro da organização ainda se encontra a definição de um estilo para o cômodo. Procure optar por decorações simples, já que seu espaço não é muito grande. Coisas em excesso e cheias de informação podem fazer o morador ou visitante se sentir acuado em determinadas situações. Dicas de estilos que estão em alta são o minimalista, contemporâneo, oriental, moderno e até mesmo o clean, basta você optar por aquela que mais combine com seu estilo e gosto, e pronto! Podemos começar a organizar onde cada móvel e objeto ficará.

Decoração de Sala de Estar minimalista em cores neutras, tanto nos móveis como nas paredes.

                                                                                  Decoração Minimalista 

Decoração de Sala de Estar Contemporânea com cores alegres e amenas. Móveis em cores neutras para não destacar, apenas complementar.

                                                                             Decoração Contemporênea

Decoração de Sala de Estar moderna com cortina marrom aberta no fundo. Telefivão pedurada na parede e móveis nas cores claras.

                                                                                    Decoração Moderna

                                                                                        Decoração Clean

Sala de Estar com parede vermelha e objetos ocidentais em cores bronze e bege. Móveis na cor cinza e mesinha de centro de madeira

                                                                                   Decoração Ocidental

Um dos erros mais frequentes na decoração é exagerar no tamanho dos móveis. Se a sua sala de estar é pequena, opte por sofás simples, aconchegantes e proporcionais ao espaço. Lembre-se de que uma sala não é composta somente de um móvel. Uma dica é abusar dos pufes e sofás sem braço que são ótimas alternativas e ampliam o campo de visão de quem está no lugar. A famosa mesinha de centro também não pode faltar, e você tem uma infinidade de modelos para escolher. Opte por mesinhas de vidro ou acrílico, pois por serem de material transparente deixarão a sala pequena com uma sensação de amplitude. Elas também devem ser retangulares ou redondas, pois assim não fecharão ou bloquearão a passagem. 

Quanto as cores que você deve usar na decoração da sala de estar, a regra é bem clara. Aposte nos tons mais claros para paredes e móveis. Os tons escuros deixam o lugar pesado e com sensação de que ele é menor do que o normal e essa, com certeza, não é sua intenção. Você pode escolher entre usar papéis ou tecidos para parede, ou até ousar e pintar uma parede do cômodo com uma cor diferente, mas mantenha sempre em mente que menos é mais!

Papel de parede usado para decorar sala de estar. Papel de parede com fundo creme e detalhes com silhueta de galhos, folhas e pássaros na cor azul.


A beleza e o charme, com certeza, estão nos detalhes. Por isso, ouse. Coloque detalhes coloridos e mais chamativos, como almofadas, abajures, quadros, enfim, objetos que atraiam a atenção de quem está no espaço. Espelhos são ótimos itens decorativos, pois atribuem uma maior amplitude ao ambiente pequeno. Não se esqueça também da luz natural. Sempre que possível deixe o espaço bem iluminado e arejado. Isso influencia na organização e aconchego do lar.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: