Dicas de como usar o varão na sua cortina!

05/08/2015 11:36

O varão de cortina é o mastro que será colocado na parede para sustentar a cortina em sua casa. O varão pode variar de tamanho, espessura, cor e até mesmo de estilo, existindo varões destinados para cada tipo de decoração e para os mais diversos ambientes de uma casa.

O varão tem sua importância na questão da funcionalidade, pois ele será responsável por garantir que a cortina fique suspensa. Desta forma, para cada tipo de cortina existe uma recomendação de varão que deve ser seguida, basicamente por questão de segurança.

O varão também tem sua notoriedade como item de decoração, fazendo uma grande diferença no visual das cortinas que serão instaladas nos ambientes da casa. Existem varões específicos para quartos, salas, cozinhas, escritórios e varandas.

Como escolher o varão certo para a cortina?

Confira aqui as dicas do Seu Enxoval sobre como usar os varões de cortina. Confira mais!
Existem algumas orientações e dicas simples que podem ser seguidas para você acertar na escolha do varão para a sua cortina. O varão costuma variar muito de estilo, podendo ser moderno, tradicional, rústico, liso e trabalhado. É importante que você note se a sua cortina combina com o varão, ou seja, se a sua cortina é moderna ou rústica, clássica, estampada, lisa, com rendas ou outros detalhes.

Para escolher o varão, é preciso levar em conta o tamanho de sua janela, antes mesmo até de comprar a cortina. O varão não pode ser exatamente do mesmo tamanho da janela. Ele precisa ser maior, no mínimo 10 centímetros de cada lado.

Depois de comprar o varão correto para cobrir a janela, é importante saber comprar o varão ideal para o tamanho da cortina. Como a maioria das pessoas gosta de franzimento nas cortinas, é ideal considerar que para cada 0,5 metros de varão, você pode ter 1 metro e 20 centímetros de cortina, considerando a largura.

Já levando em conta a altura, se a sua intenção é realmente deixar a cortina tocar o chão, use cortinas com mais de 2 metros e meio. Neste caso, o varão não vai influenciar no resultado final.

Tamanho dos varões para cada ambiente da casa

O tamanho do varão pode variar, sendo que o mais comum do mercado é o de 2 metros de comprimento. Existe a possibilidade de usar conectores para unir varões menores, alcançando o tamanho ideal para o seu ambiente.

Com relação à espessura ou o calibre do varão, fique atento às recomendações para cada ambiente:

Varão para cozinha e varandas: espessura de 13 mm.

Varão para quartos e escritórios: espessura de 19 mm.

Varão para sala: espessura de 28 mm ou espessura de 32 mm.

A espessura do varão varia de acordo com o tamanho e o peso da cortina, sendo notável que cortinas utilizadas nas salas são mais pesadas do que as cortinas para cozinha, por exemplo.

Utilize ponteiras decorativas

Confira aqui as dicas do Seu Enxoval sobre como usar os varões decorativos de cortina. Confira mais!

 
Além de escolher o varão que mais combina com a sua decoração, utilize ponteiras que vão valorizar ainda mais o varão. As ponteiras decorativas seguram as cortinas para que elas não “vazem” pelas beiradas quando são manipuladas.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: