Dicas de Decoração para Casa Minimalista

10/03/2016 16:16

Dando continuidade ao um dos posts mais recentes que apresentamos aqui no blog que abordava tipos de decoração para salas pequenas, hoje falaremos um pouco mais afundo sobre um dos modelos de decoração mais presentes no lar daqueles que gostam de seguir tendências, ou mesmo que preferem um ambiente mais clean e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Decoração de Sala de Estar minimalista em cores neutras, tanto nos móveis como nas paredes.                                                                                        Decoração Minimalista

O estilo minimalista surgiu depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando havia uma grande dificuldade na aquisição de novos objetos e móveis. Depois, acabou virando uma tendência e hoje é muito utilizada em diversos segmentos, desde a moda até a decoração.

O que o minimalista tem de mais importante é a escolha cuidadosa de cada um dos elementos, pois a quantidade de objetos e móveis é menor se comparada com outros estilos. Ou seja, deixa-se no ambiente apenas o essencial. O popular ditado “Menos é mais” se aplica muito bem.

É fácil de reconhecer uma decoração de casas minimalista. Conforme já salientamos, tudo é muito clean, arejado e simplificado.
 

Veja também: Como deixar sua casa mais clean e aconchegante!
 

A importância na escolha dos móveis.
 

Os móveis, assim como cada detalhe neste estilo, são muito importantes em uma decoração minimalista. Por isso, devem ser escolhidos com cuidado e levar em consideração o tamanho do espaço, a forma e sua usabilidade. Eles precisam ser totalmente funcionais e jamais cobrir espaços em demasia ou interromper passagens.

Ou seja, em um ambiente decorado no estilo minimalista jamais haverá um móvel presente somente para cobrir um espaço ou deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. No minimalismo somente o essencial tem vez.

Na sala de estar, o sofá deve ser funcional e prático, deve se encaixar de modo perfeito no ambiente, sem parecer grande ou pequeno demais. No quarto, armários e cama devem formar um conjunto harmônico, sem o excesso de componentes e elementos.

As cores devem ser básicas e neutras, dê preferência aos tons claros que possam dar a sensação de amplitude no espaço. Cuidado com o uso exagerado das cores, tanto nas cortinas para sala quanto nas paredes.

Aliás, com relação as paredes, os quadros estão liberados. Mas somente na quantidade necessária para harmonizar com os demais móveis e em poucas cores. Além disso, devem seguir uma linha moderna, com linhas retas e nada exuberantes.


Iluminação de Ambiente Minimalista
 

Deve-se evitar o uso de grandes luminárias e abajures. Há uma preferência por tudo que fique embutido e escondido, por isso a iluminação e as cores escolhidas devem entrar em harmonia. Em uma decoração minimalista tudo é muito claro e direto.

Perfil do minimalista
 

Quem é adepto deste tipo de decoração costuma levar o minimalismo como um verdadeiro estilo de vida. Ou seja, em tudo que faz, prefere o estilo minimalista.

Geralmente são pessoas que gostam de fugir de agitação e do grande volume de informações recebidas no cotidiano. Gostam de tudo no seu devido lugar, arrumado e organizado.

Você nunca verá muitas cores na casa de um adepto do minimalismo. É tudo cru, com poucas linhas e objetos harmônicos. A pessoa opta por mostrar menos do que se têm a modo de simplificar as coisas.

Se você se encaixa nesse perfil, o estilo pode ser perfeito e levar essa atmosfera para sua casa não será tarefa difícil. Mas deve-se ter em mente que o desapego é fundamental, por isso dedique um tempo para doar, trocar ou vender os móveis e objetos desnecessários. Lembre-se do lema minimalista, "Tenha menos, para viver mais!".

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: