Dicas de Iluminação para Apartamentos!

07/10/2015 14:49

Quem mora em apartamento já está acostumado a um estilo de vida mais intimista, agradável e confortável. Este tipo de moradia, normalmente, oferece um grande benefício a seus habitantes: o aconchego de um ambiente mais compacto e funcional.

Entretanto, para que o ambiente ofereça uma sensação de bem-estar, é necessário que o lar esteja bem decorado. Neste aspecto, não estão inclusos apenas itens da mobília, cores de tinta nas paredes ou detalhes da arquitetura. Há de se levar em consideração também a iluminação adequada para cada cômodo, pois ela é responsável por dar mais ou menos destaque a determinados objetos ou espaços, além de tornar o apartamento muito mais aconchegante.
 

Tipos de iluminação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, luzes não são todas iguais. A iluminação natural, por exemplo, funciona bem com tons claros nas paredes, móveis pouco robustos e acessórios que a refletem, como espelhos. Estas escolhas criam a ilusão de que o ambiente está mais amploSala de estar de apartamento com iluminação amarelado e suave. Confira as dicas!!.

A luz elétrica se faz necessária em ambientes nos quais a natural não está disponível. Sabendo empregá-la bem, o efeito pode ser muito acolhedor. Com ela, é possível criar focos em determinados elementos decorativos. Há também a iluminação destaque, direcionando a luz para criar destaques ou sombras em obras de arte, quadros, prateleiras de livros, cristaleiras, entre outros.

A iluminação ambiente abrange todo o cômodo, complementando a iluminação geral. E, por fim, existe a iluminação para tarefas apropriadas para o conforto dos olhos nos momentos de estudos ou trabalho, como em escritórios ou escrivaninhas.
 

Cômodos maiores

A sala de estar ou de jantar pode contar com luzes suaves, geralmente amareladas. Este tom é convidativo para relaxar, criando um ambiente de aconchego. Não exagere na quantidade de lâmpadas, mas as posicione em pontos estratégicos, salientando itens de interesse.

Sala de jantar de apartamento com iluminação serena e amarelada. Confira nossas dicas!


Para assistir TV, as luzes não podem estar voltadas ao sofá, pois causariam desconforto aos olhos. Já na mesa de refeições, é indicado que um lustre direcione uma luz amarela à área onde será servida a comida. Ainda assim, visando não incomodar quem se senta para comer, mantenha a iluminação a cerca de um metro de distância da mesa.

Em grandes espaços abertos, não tenha medo de brincar com os efeitos de luz! No terraço, por exemplo, podem ser misturados tons de branco e amarelo. Opte por lâmpadas capazes de resistir à chuva e mudanças climáticas. Já numa varanda gourmet, pequenos focos de luz amarelada sobre a mesa tornam o ambiente mais charmoso.
 

Cômodos menores

Como falamos em outro post feito aqui no blog de Dicas de como decorar o quarto do bebê, a luz no quarto das crianças deve ser muito versátil para acompanhar o ritmo acelerado tanto no quarto do bebê, quando no dos meninos e meninas. Luz forte durante o dia, garantindo o gasto de energia que os pequenos têm aos montes. Iluminação direcionada para os momentos de estudos e realização de tarefas. E por fim, pela noite, uma luz mais fraca, de cabeceira. Um abajur é ideal para diminuir a agitação e passar a sensação de relaxamento. Não deixe de abusar das lâmpadas coloridas, que podem ser muito divertidas para as crianças.

Quarto de Casal com iluminação suave, puxando para luzes amareladas. Continue lendo nosso artigo!


Já o quarto do casal deve ser convidativo, intimista e aconchegante. Dê preferência a uma iluminação central, com tons fortes e quentes. Já em pontos estratégicos, como na região do guarda-roupas e nas laterais da cama, opte por focos de luz. Luminárias também são muito bem-vindas! Confira também nosso artigo sobre Dicas para Decorar seu Quarto de Casal Pequeno!

Procure não voltar as luzes para paredes lisas, pois, caso estas tenham imperfeições, elas serão enfatizadas. Busque destacar paredes com texturas, pois a iluminação será um elemento a mais na decoração harmoniosa.

 

Confira também nossa seleção de fotos de Iluminação para Apartamentos no Pinterest!

Follow Seu Enxoval's board Iluminação de Apartamentos! on Pinterest.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: