Dicas para Usar Cortina em Dias Quentes

17/12/2015 10:31

Nos últimos dias, os termômetros vêm marcando temperaturas cada vez mais altas. E agora? O que pode ser feito para escaparmos das torturas do calor?

Se a primeira resposta que veio de imediato a sua mente foi “juntar dinheiro o bastante para comprar um aparelho de ar condicionado”, talvez você precise rever seus conceitos. Apesar de deixarem o ambiente mais fresco quase que instantaneamente, os condicionadores de ar também têm uma série de desvantagens. Além de custarem caro, eles aumentam consideravelmente o consumo de energia elétrica em sua residência e causam danos à saúde.

É preciso pensar em outras medidas, preferindo optar por elementos mais simples e econômicos. A solução contra o calor pode estar mais perto do que você imagina: nas cortinas para sala, por exemplo!

Cortinas a seu Favor Durante todo o Verão!

 

Cortina para Sala de Estar na cor tabaco posicionada ao lado de peças decorativas em parede branca de fundo. Con

As cortinas podem ser suas principais aliadas no momento de amenizar o calor em sua casa. Busque mantê-las fechadas ao longo do dia! Desta forma, você estará criando uma barreira que impedirá que a luz adentre os cômodos, bloqueando a entrada excessiva dos raios de sol.

Certamente, você já ouviu falar do Efeito Estuda, não é? Este fenômeno natural faz com que a Terra permaneça aquecida. Os raios solares atravessam a atmosfera, encontram a superfície terrestre e, depois disso, parte do calor é absorvida enquanto o restante é rebatido de volta, para fora do planeta. Sem esse fenômeno, nosso mundo seria muito frio e, provavelmente, não poderia existir vida humana. Todavia, infelizmente, as ações irresponsáveis dos homens sobre a natureza estão fazendo com que o planeta fique cada vez mais quente, e nós precisamos nos proteger!

Sala de Apartamento decorado com iluminação baixa e móveis com tons mais escuros. Paredes em tons claros para dar harmonia no ambiente. Cortina Blackout tabaco no fundo do ambiente.

Para evitar que um “mini Efeito Estufa” aconteça dentro de sua residência, é necessário se prevenir. Se você não quer deixar o calor do sol entrar, prefira deixar as cortinas abertas durante a noite, período em que o ar costuma não estar tão abafado. Deixe as janelas escancaradas para que a brisa possa fluir livremente pela casa! Mas não se esqueça de fechar tudo pela manhã, antes que o calor reapareça.

Prefira usar modelos de cortinas que deixem você controlar a quantitade de luminosidade dentro do ambiente, opte pelas Cortinas Blackout, pois além de conseguir controlar a entrada dos raios solares, você mantém o lugar fresquinho para conseguir descansar e aproveitar melhor. Se houver algum cômodo em que a luz do sol incida diretamente, use cores claras voltadas para a parte externa da casa, com destaque para o branco, já que esta tonalidade mais reflete do que absorve a luz. Existem diversos modelos de cortina blackout no mercado, e os produtos são ideais para quartos, escritórios, salas de estudo e outros ambientes que precisam de conforto térmico e visual.

Dê preferência a cortinas produzidas com tecidos leves e agradáveis. Se elas forem ligeiramente vazadas, poderão permitir que o vento passe e entre com maior facilidade. Se preferir improvisar, um bom truque é umedecer um lençol ou outro tecido de cor clara e pendurá-lo na janela. Desta forma, o ar quente que passar por ali será resfriado e a sensação de calor diminuirá. Tudo vale para reduzir a sensação de calor extremo desse nosso verão brasileiro!

Confira uma seleção de cortinas que separamos para você não errar na hora de escolher a melhor para manter o ambiente da sua casa confortável, fresquinho e ao mesmo tempo lindo! 

Follow Seu Enxoval's board Cortinas Para Sala on Pinterest.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: